"A notícia na velocidade em que ela acontece"

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Passagem de ônibus intermunicipal vai subir até 22,2% no Rio Grande do Sul

Reajuste no valor das passagens vai fazer com que fique mais caro viajar de ônibus no Estado

Vai ficar mais caro viajar de ônibus pelo interior do Rio Grande do Sul. A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agergs) aprovou na tarde desta terça-feira, 12, reajuste de até 22,2% na tarifa dos ônibus intermunicipais. A decisão será publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira. Caberá agora do Daer definir quando os novos valores entram em vigor.

A revisão tarifária aprovada pela Agergs não era feita desde 2009. Diferentemente dos reajustes anuais, quando é lavada em conta a inflação do período, no caso da revisão são avaliados todos os cálculos das empresas, desde custo com pessoal, óleo diesel e renovação da frota até perdas com a queda no número de pagantes. Entre 2012 e 2018 o número de passageiros que pagam a tarifa cheia encolheu 30%, enquanto que, por outro lado, os custos dos concessionários cresceu em maior proporção.

De forma unânime os conselheiros da Agergs aprovaram reajuste de 18,91% para as chamadas linhas de longo curso independente da modalidade (comum, semi-direto ou direto) partindo das estações rodoviárias. Quem embarcar ou desembarcar ao longo do trajeto terá aumento maior, de 22,2%. Na prática, porém, o impacto é menor porque o usuário que não utiliza a rodoviária já paga uma tarifa 11% menor desde o ano passado.