segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Meteorologia alerta para risco de tempestades no Rio Grande Sul na segunda e na terça



Inmet / Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de tempestade na metade norte do Rio Grande do Sul para segunda (19) e terça-feira (20). O alerta, válido para mais de 400 municípios gaúchos e também a totalidade de Santa Catarina e do Paraná, é classificado em um grau de "perigo" pelo instituto.

Os municípios contemplados pelo alerta podem ser atingidos por chuva em grande volume e ventos intensos, de até 100 km/h, conforme o Inmet. O alerta é válido entre a manhã de segunda e as 23h59min de terça — durante todo esse período, pode haver chuvas intensas nas regiões afetadas. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos, além de queda de granizo.
O Inmet instrui que, em caso de rajadas de vento, não se deve buscar abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. A orientação, nos municípios mais afetados, é que se desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.