sexta-feira, 8 de junho de 2018

Rio Grande do Sul amplia vacina contra a gripe para crianças de até 10 anos e adultos a partir dos 50

Campanha de vacinação segue até 15 de julho | Foto: Secretaria Estadual da Saúde / Divulgação / CP

Devido à concentração de casos de gripe A e B em crianças menores de 10 anos e adultos a partir dos 50, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) incluiu essas faixas etárias nos grupos de risco da vacinação. Assim, a partir de segunda-feira, quem tiver essas idades poderá realizar a vacina gratuitamente nos postos de saúde.

De acordo com o governo do Rio Grande do Sul, dos 44 casos confirmados de influenza neste ano no Estado, oito são em crianças entre os 5 e 9 anos e nove são entre pessoas entre 50 e 59 anos, que antes não estavam incluídas nos grupos prioritários.
Até o momento, mais de 2,6 milhões de pessoas já se imunizaram no RS, o que corresponde a uma cobertura de 76% dos grupos prioritários, sendo que a meta é de 90%. A campanha encerraria neste último dia 1º de junho, mas foi prorrogada até o dia 15 deste mês.
A secretaria recomenda, especialmente, reforço na vacinação entre as crianças até 5 anos e em gestantes, ambos com baixa procura, 53,5% e 59% de cobertura. Para isso, a orientação é que sejam realizadas ações de vacinação em escolas e creches, estratégias no pré-natal e busca ativa pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família.

Nenhum comentário: