domingo, 18 de junho de 2017

Chuva e frio voltam ao Rio Grande do Sul neste domingo



Não se surpreenda neste domingo (18): o dia começa com cara de verão e terminará com sensação de inverno. Uma frente fria avança pelo Estado e traz de volta a chuva que tanto castigou os gaúchos nas últimas semanas, além do frio.
De acordo com a Somar Meteorologia, há previsão de grandes volumes de água no Sul e na Campanha – cerca de 15mm –, mas na maior parte das regiões as pancadas serão mais isoladas. Apesar da chuva não ser tão intensa, há risco para ventos fortes em todo o Rio Grande do Sul. 
A medida que a frente fria avança, uma massa de ar frio avança e derruba as temperaturas. A previsão para o Estado é de mínima de 7°C, no Chuí, e máxima de 26°C em Iraí. Os termômetros da Capital marcam entre 11°C e 22°C.
No sábado, a máxima em Porto Alegre chegou a 29,6ºC, conforme o Centro Integrado de Comando Metroclima. Já na fronteira passou de 31ºC em São Gabriel, e dis 30ºC em Campo Bom e Santa Rosa.
Na segunda-feira (19), a frente fria avança em direção ao Paraná e o tempo abre na maior parte do Rio Grande do Sul. Chove apenas na metade norte gaúcha. Nas demais regiões, uma massa de ar seco e frio passa a predominar, garantindo tempo aberto e temperaturas baixas. 
Na madrugada da segunda-feira o frio será intenso e há, inclusive, risco para ocorrência de geadas na região da Campanha e em cidades da Fronteira Oeste.
Na terça-feira (20), uma massa de ar polar predomina em todo o Estado e derruba ainda mais as temperaturas. O risco para geadas aumenta sobre a maior parte das regiões, exceto sobre a faixa leste e Região Metropolitana.

Nenhum comentário: