terça-feira, 30 de maio de 2017

Sobe para 10 o número de mortes por gripe A no Rio Grande do Sul



O secretário de Saúde do Estado, João Gabbardo dos Reis, confirmou a morte de mais três pessoas por gripe A no Rio Grande do Sul, sendo uma criança de quatro anos. Com isso, as vítimas chegam a 10 em 2017. No ano passado, o número de mortes neste mesmo período chegou a 150.
A informação das novas mortes foi repassada pelo secretário através de sua conta no Twitter. A Secretaria de Saúde, porém, não detalhou de quais cidades eram os pacientes, nem se eles receberam a vacina contra a doença neste ano.
A Campanha de Vacinação contra a gripe de 2017 havia se encerrado na última sexta-feira, porém foi prolongada pelo Ministério da Saúde até o dia 9 de junho. O governo gaúcho anunciou, na segunda-feira, a utilização das doses remanescentes na população em geral. São cerca de 1 milhão de doses que ainda estão disponíveis nos postos de saúde.
Neste ano, o Rio Grande do Sul chegou a quase 79% da meta de vacinação dos grupos prioritários. O objetivo era alcançar os 90%. Mesmo assim, Gabbardo decidiu por não restringir a vacina apenas aos públicos-alvo, ampliando o acesso para todas as idades.
No entanto algumas cidades – como Carazinho, por exemplo – estão mantendo a imunização apenas para alguns grupos até o dia 9 de junho, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário: