sexta-feira, 26 de maio de 2017

Ricardo Saud, “homem da mala” da Friboi, registrou empresa de jogo do bicho em Malta

delacaoricardosaud3-1495646523

EMPRESÁRIO RICARDO SAUD já era conhecido como o “homem da mala” da Friboi por causa de sua atuação como lobista do grupo JBS em Brasília. Na semana passada, a imagem vastamente repetida no noticiário de Saud levando uma mala que teria R$ 500 mil a um encontro com o deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB) reforçou a alcunha. O dinheiro teria sido entregue a pedido de Joesley Batista, um dos donos do grupo, ao parlamentar, agora afastado, que confiou a missão ao seu braço-direito. Citado em diversos escândalos ao lado da família Batista, Saud aparece no Malta Files como um dos proprietários de duas empresas na ilha mediterrânea: a 4GB Holdings Ltd e a Bichostars Ltd., ambas abertas em 7 de abril de 2010.

Ele é um dos empresários da JBS que negociaram acordos de delação premiada com o Ministério Público. Logo após prestar depoimento, viajou com Joesley para os Estados Unidos e já estava no país no dia 12 de maio, quando foi deflagrada a  Operação Bullish, um desdobramento da Lava Jato que investiga os aportes do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) para expansão do grupo comandado pelos irmãos Wesley e Joesley Batista.
Tanto o crescimento no exterior do grupo J&F como as duas empresas maltesas unem Saud a outra família comumente presente nos noticiários, pelo menos no Paraguai: os Wasmosy, encabeçados por Juan Carlos Maria Wasmosy, ex-presidente do país.
Em Malta, um dos filhos de Wasmony, Diego Ricardo, é sócio de Saud nas empresas– que ainda têm como terceiro acionista Hermany Andrade Júnior, empresário do ramo imobiliário. De acordo com os registros públicos do país, a 4GB Holdings detém 99% do capital votante da Bichostars – empresa de jogo do bicho online, que recebeu licença da Lotteries and Gaming Authority, órgão governamental de Malta responsável pelo controle de toda atividade de jogos no país, para operar. Os documentos não permitem identificar quais eram os objetivos da sociedade entre os três empresários.
A URL Bichostars.com foi registrado em outubro de 2008. Um vídeo no YouTube, postado em 9 de setembro de 2010, demonstra como o site funciona. O primeiro registro em que o site aparece como operacional é de 20 de novembro de 2010, conforme o Internet Archive, mas não está claro quando ele entrou no ar e se a Bichostars acabou de fato recebendo apostas e pagando prêmios. Na mesma época em que a empresa foi lançada, houve uma tentativa em Brasília para legalizar certos jogos de azar. No entanto, a proposta foi derrubada em votação no dia 14 de dezembro. Na época, um dos principais argumentos contra o texto era que o projeto facilitaria a lavagem de dinheiro.
Declarações financeiras da 4GB e da Bichostars de 2011 registram déficits de 69.646 euros e 19.360 euros, respetivamente. Não há declarações subsequentes. As contas das empresas nas redes sociais pararam de publicar regularmente em 2013, a última postagem é de 1 de julho de 2014. Em 2016, a firma maltesa que administrava as duas empresas notificou às autoridades que estava se desvinculando do negócio, uma vez que tinha perdido o contato com seu cliente em 2015.
Mas a associação mais rentável de Saud com Wasmony aparentemente ocorre mesmo no Brasil. O lobista é sócio do ex-presidente do Paraguai na Goya Agropecuária Comercial, empresa de criação de bovinos para corte, aberta em Uberaba (MG) em 1989. A sociedade se completa com outro filho de Wasmony, Alvaro (o “Lalo”), e Antonio Esteban Vasconsellos Portas, membro da Associação Coordenadora Nacional de Saúde Animal do Paraguai (Aconasa) e um dos responsáveis pelas ações de combate à febre aftosa no país.
A expansão do J&S no país vizinho começou em 2009 e hoje inclui três frigoríficos que respondem pela absorção de boa parte do rebanho dos criadores locais, como os Wasmosy. O avanço do grupo no exterior é um dos focos de investigação da Lava Jato, especialmente por conta da participação do BNDES e seus vultosos investimentos. Entre 2007 e 2011, os aportes do banco de desenvolvimento para o crescimento do grupo fora do país somaram R$ 8,1 bilhões.

Nenhum comentário: