terça-feira, 9 de maio de 2017

Novos focos de mosquito põem São Pedro do Sul em alerta contra a dengue



A descoberta de mais três focos do mosquito da dengue colocou as autoridades de saúde de São Pedro do Sul em alerta. A confirmação foi feita nesta terça-feira pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), que analisou amostras e detectou os novos pontos. Até agora, cinco focos do mosquito já foram encontrados no centro da cidade.

Os números inserem São Pedro do Sul como região positiva para o Aedes aegypti, o que significa que o mosquito está circulando no município. Além da dengue, o Aedes aegypti também transmite outras doenças, como chikungunya, zika vírus e febre amarela.
Agora, o município será notificado pelo Estado para que sejam tomados outros tipos de cuidados. Devem ser feitos seis ciclos de levantamento de índice e de tratamento, o que deve levar cerca de um ano.
Apesar de ter ficado comprovado que as larvas encontradas eram do Aedes aegypti, a 4ª CRS informa que o vírus não está instalado no município. Não há registro das doenças em São Pedro do Sul.Os agentes pedem à população para que redobrem os cuidados para evitar a formação dos focos do mosquito. Para isso, deve ser eliminada toda a água parada das residências e o depósito em baldes. Caso seja necessário estocar água, ela deve ser tratada.

Nenhum comentário: