quarta-feira, 3 de maio de 2017

Hospital Regional de Santa Maria não faz parte dos planos do Ministério da Saúde

Hospital Regional não faz parte dos planos do Ministério da Saúde Gabriel Haesbaert/NewCo DSM

Em reunião realizada no final da tarde de terça-feira, em Brasília, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) e o secretário executivo do Ministério da Saúde, Antonio Nardi, discutiram questões relacionadas à abertura do Hospital Regional de Santa Maria. E a conversa não foi nada animadora, pois já não há nada oficial sobre o assunto tramitando no ministério.
– Saio daqui mais preocupado do que quando cheguei – disse Valdeci.
Sobre a gestão do hospital, o secretário foi taxativo: o Ministério da Saúde não se envolve com essa questão. Esse tema é de exclusiva definição do Estado e do município. Ou seja, a gestão do Regional segue indefinida. Nardi destacou dois pontos sobre isso. Primeiro, o veto à proposta de gestão pelo Grupo Hospitalar Conceição, de Porto Alegre. 
Segundo, a participação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que, segundo o secretário, atua apenas com os hospitais universitários. Em contato com, Valdeci diz que vai ampliar a pressão sobre o governo do Estado para que a questão da gestão se resolva.
O secretário também não tinha em mãos nenhum documento ou solicitação referente à compra de equipamentos. Segundo a assessoria do deputado Valdeci Oliveira, Nardi afirmou que irá apurar se existem emendas solicitadas para garantir recursos para as aquisições.
Valdeci deixou a capital federal com a convicção de que o tema praticamente está fora da pauta do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário: