sábado, 1 de abril de 2017

Secretaria da Agricultura começa mobilização para vacinação contra febre aftosa no Rio Grande do Sul

Secretaria da Agricultura começa mobilização para vacinação contra febre aftosa no RS

Supervisores regionais e o Grupo Técnico de Febre Aftosa do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi) começaram a se mobilizar para a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa, que terá início dia primeiro de maio. Eles estiveram reunidos nesta quinta-feira (30), durante todo o dia, para discutir o panorama da Febre Aftosa no RS e traçar estratégias para a campanha.
Segundo o assessor técnico da Seapi, Fernando Groff, é fundamental que os criadores já comecem a se organizar e atualizem o cadastro de seu rebanho. “A expectativa é que sejam imunizados 13,8 milhões de bovídeos no Estado, até o dia 31 de maio, em cerca de 330 mil propriedades rurais”, avalia. Ele explica que as doses da vacina devem ser adquiridas em casas agropecuárias credenciadas na Secretaria. “Após a imunização, o produtor precisa realizar a comprovação na Inspetoria, apresentando a nota fiscal da compra e declarando o rebanho vacinado, por categoria e sexo”.

O secretário Ernani Polo destaca a importância da vacinação para garantir o status sanitário do Rio Grande do Sul. O último caso registrado da doença, no Estado, foi em 2001.

Nenhum comentário: