sábado, 29 de abril de 2017

Que monumento é este no centro da cidade de Júlio de Castilhos?



Muitas pessoas certamente já viram a imagem do monumento, na lateral da Praça Central de Júlio de Castilhos, alguns já se fotografaram próximo ao local, já passearam nas proximidades, porém muitos certamente ainda não deu aquela paradinha para ler para que está escrito na placa.

Fui buscar a informação,e em sua captação de matéria, traz a imagem do monumento e o que está escrito nele, como uma forma de valorizar a história deste município localizado na região central do Estado gaúcho, com uma população hospitaleira, sonhadora e que certamente vê para um futuro próximo o crescimento de sua Terra, em se tratando de geração de emprego e renda, além de uma maior atenção voltada para a Cultura e claro, aproveitando estes pontos históricos para quem sabe, a criação de um passeio turístico na região.

Segundo informações contidas no próprio monumento, é uma homenagem ao cinquentenário, de 1891 a 1941, tendo como Prefeito o Cel. Aristides de Moraes Gomes.

Conheça um pouco da História do Município de Júlio de Castilhos

O atual Município de Júlio de Castilhos ficava em terras de seu Distrito de São Martinho. O generoso e bem estimado curitibano João Vieira de Alvarenga, que se dedicava mais a carretear, levando erva para o Uruguai, deixou que muitos se estabelecessem junto à sua fazenda, no desejo de vê-la transformada em um povoado.

Em 1870, procedia-se o traçado e demarcação das ruas e praça da incipiente povoação que passou a ser conhecida como Povo Novo. Em 1876, com a emancipação de São Martinho, foi criado o seu 2º Distrito de Povo Novo. Em 17 de junho de 1877, Manoel Vieira de Alvarenga que herdou a área do Povo Novo, por falecimento de seu pai em 1856, faz a doação oficial de uma área de 43 hectares que ocupa grande parte do centro da atual cidade. Essa data pode ser considerada como a de Fundação da Cidade de Júlio de Castilhos. Em 1885, foi trocada a denominação do lugar para Vila Rica e, em 14 de julho de 1891, emancipado de São Martinho, passou a constituir o Município de Vila Rica.

De início teve duas Comissões Administrativas composta de cinco pessoas e, em fins de 1892, foi nomeado o primeiro intendente (prefeito) provisório, Gonçalo Soares da Silva. Em fins de 1896 houve a Primeira Eleição do Município, com a vitória do Capitão Luiz Gonzaga de Azevedo. De 1905 em diante, homenageando seu filho mais ilustre, a cidade passou a denominar-se JÚLIO DE CASTILHOS.

Nenhum comentário: