terça-feira, 4 de abril de 2017

No final de semana, pode chover mais do que o previsto para abril no Rio Grande do Sul

No final de semana, pode chover mais do que o previsto para abril Fernanda Ramos/Diário de Santa Maria

Neste final de semana, há previsão de temporal na maior parte do Estado. Nas regiões Central, Oeste, Campanha e Missões, a chuva deve ser muito forte e pode até ultrapassar a média prevista para todo o mês de abril. 
Em Santa Maria, a previsão de chuva para este mês é de 121 mm, porém, o meteorologista formado pela UFSM Gustavo Verardo explica que, os dados da previsão do último domingo e segunda-feira indicavam que, em dois ou três dias poderia chover de 180mm a 200mm. E não choveu.
– Podem acontecer estragos provocados pela chuva, alagamentos e até mesmo deslizamento de terra. No sábado, principalmente, terá vento forte – explica Verardo. 
O que explica essa previsão é a formação de sistemas de baixa pressão, os chamados ciclones. Isso acontece porque os ventos giram em sentido horário e acabam transportando ar quente da superfície para níveis mais altos da atmosfera. Assim, nuvens carregadas se formam e provocam instabilidade no tempo. 
Verardo explica que, a região de fronteira com Argentina é uma região propícia para esses ventos, e que esses fenômenos são mais comuns no outono. Depois, o temporal deve ir em direção ao Uruguai. 
FRIO SÓ NO FINAL DO MÊS
Segundo a previsão, as temperaturas vão baixar com a chuva, mas ainda não será frio. O meteorologista explica que  Santa Maria deve ter temperaturas mínimas abaixo de 15ºC  na segunda quinzena do mês de abril. 

Nenhum comentário: