quarta-feira, 22 de março de 2017

Chuvas dentro do padrão e variações climáticas: previsão meteorológica para os próximos meses no Rio Grande do Sul

Sala da Defesa Civil com telas que monitoram a situação do RS

Prognóstico climático realizado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que os próximos três meses serão de chuvas dentro do padrão, variando para pouco acima da média.        
Na análise detalhada o estudo prevê que o mês de abril será de chuvas pouco acima do padrão climatológico. Maio e junho terão um aumento no volume de chuva na parte Sul do estado.
As temperaturas mínimas em abril ficarão dentro da média registrada para o período e esperada pelos meteorologistas em praticamente toda área do Rio Grande do Sul, fator que deve ser seguido de forma contínua nos meses de maio e junho – à exceção da Fronteira Oeste, que deve registrar temperaturas um pouco menores em relação ao seu padrão nos anos anteriores.
Uma variação deve ocorrer no comportamento das temperaturas máximas neste período. Abril mantém sua normalidade meteorológica já referencial. Maio junho serão meses de médias opostas: enquanto o primeiro eleva suas temperaturas diante do que foi registrado nos anos anteriores, o segundo decresce.
Vale lembrar que o prognóstico é baseado no comportamento climático observado nos últimos meses, em modelos estatísticos de previsão climática desenvolvidos para o Rio Grande do Sul e em dados obtidos junto ao INMET e NOAA. 

Nenhum comentário: