terça-feira, 7 de março de 2017

Canto Missioneiro confirma evento para maio, em Santo Ângelo


Em reunião realizada na última semana, a Secretaria Municipal de Cultura, em conjunto com artistas locais, definiu a realização da décima edição do Festival Canto Missioneiro da Música Nativa e 9º Canto Piá Missioneiro para o período de 18 a 20 de Maio.

A secretária municipal de Cultura, Neusa Cavalheiro, informa que o acordo foi firmado com a administração - com a anuência do prefeito Jacques Barbosa, presente na reunião - e com os artistas locais envolvidos no evento. Nesta semana, a secretária estará em Porto Alegre tratando da alteração da data junto à Secretaria de Estado da Cultura. Ela explica que a realização excepcional em maio deste ano, facilita a prestação de contas e o encaminhamento de projeto cultural para a próxima edição que, em 2018, voltará a ser realizada em março. “Se o evento fosse realizado em setembro, não teríamos tempo hábil para a prestação de contas e elaboração de novo projeto cultural. Por este motivo, antecipamos para maio”, assinalou Neusa.

Na reunião também ficou definido que os artistas de Santo Ângelo que não tiverem composições classificadas formarão a Comissão de Recepção do Canto Missioneiro, para receber músicos e compositores que participarão do Festival. Outra medida anunciada é a retomada da participação do artista plástico santo-angelense Tadeu Martins no projeto de arte do Festival.

O prefeito Jacques Barbosa afirmou aos artistas que a administração municipal estará empenhada na organização do evento e na captação de recursos da Lei de Incentivo à Cultura, a fim de fazer desta décima edição, um grande evento.

O encontro que definiu o Canto Missioneiro para o mês de maio, teve a presença da secretária de Cultura Neusa Cavalheiro; César Ifarraguirre, secretário adjunto da Cultura; Luciano Freitas, coordenador do Departamento de Tradição e Folclore; Douglas Barbosa, coordenador do Sistema Municipal de Cultura; os músicos e compositores Claudino de Lucca, Edgar Prestes, Rubilar Ferreira, Júlio Mattos, Olgi Zauza Krejci, Eduardo Maicá, Waldemar Menchik Júnior, Everson Peixoto e a senhora Cristina Bergoli, representando o músico Murilo Vargas.

Nenhum comentário: