quinta-feira, 9 de março de 2017

Aviso meteorológico para esta quinta-feira (09) no Rio Grande do Sul

Um mapa instável climaticamente

Segundo a Sala de Situação da SEMA – RS (Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) a fronteira oeste deve se atentar à previsão de temporais vindo do Uruguai. A frente fria ainda leva chuvas para a região sul do estado, com forte possibilidade de se espalhar para as outras regiões.
A ocorrência se deve ao fato de uma frente fria que vem do oceano estar se associando a algumas áreas de instabilidade e uma baixa pressão atmosférica proveniente da Argentina. Há grande probabilidade de ocorrências como rajadas de vento, descargas elétricas e queda de granizo.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) também emitiu um alerta válido para todo o Estado para a possiblidade dde tempestades com “estragos consideráveis, risco de queda de galhos de árvores, alagamentos, incidência de descargas elétricas e granizo. Ventos entre 17 e 27 m/s (61 e 99 Km/h), chuvas Intensas entre 30 e 60 mm/h ou entre 50 a 100 mm/dia e granizo”.

Em Canguçu, no Sul do Estado, já houve registro de prejuízos por causa das tempestades. Conforme o jornalista Evaldo Gomes, o vendaval destruiu as paredes e destelhou um galpão na localidade de Coxilha dos Piegas. Árvores foram arrancadas devido a força do vento. Não há registro de feridos.

Nenhum comentário: