sábado, 25 de fevereiro de 2017

Após 83 anos, Jornal A Razão deixa de circular em Santa Maria

IMG_5958Circula pela última vez neste dia 25 de fevereiro de 2017, o Jornal A Razão, de Santa Maria. Na edição deste sábado, o jornal traz em sua última capa a manchete “Cidade do Ensino: 96 mil estudantes dão vida a Santa Maria”. Logo abaixo vem um comunicado anunciando o fechamento do jornal devido a crise. A direção da empresa de comunicação decidiu suspender as atividades por causa do cenário de dificuldade financeira.
“Os esforços e o apoio da comunidade não se mostraram suficientes diante da profunda crise econômica e política que assola o nosso país. Esta crise atinge empresas brasileiras em todos os setores e fez com que os investimentos em publicidade sofressem significativa redução. A crescente migração de leitura de notícias para a internet foi mais um aspecto que se somou. Com isso, a Empresa Jornalística De Grandi, orientada por seus assessores jurídicos, optou por interromper, a partir de hoje, as atividades do Jornal A Razão”, afirma o comunicado assinado pela direção.

Após 83 anos, o jornal deixará de noticiar os fatos de Santa Maria e região.  Em 9 de outubro de 1934, a publicação começou a circular na cidade. Uma manchete sobre o enfrentamento de forças integralistas e comunistas estampava a capa da primeira edição de um dos veículos de comunicação mais antigos do estado.  Em 1982, o jornal passou por um novo e marcante momento, com a aquisição da empresa pela família De Grandi. Com Luizinho, Maria Zaíra e Celito De Grandi, A Razão rapidamente entrou nos novos tempos: em 21 de agosto de 1986, a impressora rotativa chegava à cidade e colocava o jornal no caminho da modernização. Em 1988, o assassinato de Luizinho De Grandi mexeu com as estruturas emocionais do grupo, que superou o luto, e viveu um novo momento a partir dali, quando Maria Zaira De Grandi assumiu a diretoria do jornal e foi assim, como empreendedora, que Zaira manteve A Razão até sua morte, em agosto 2014. Recentemente o jornal era comandando pelo filho  Alexandre De Grandi. Nas redes sociais muitas pessoas lamentaram o fechamento do jornal.

Nenhum comentário: